quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Então é natal...

Ou Sim, eu sou ranzinza

Ou ainda Rôu, rôu, rôu pra você também


Eu definitivamente não consigo me empolgar com o Natal. Não porque eu ache a história de Jesus apenas um mito. Eu acho. Mas isso não diminui sua importância na história do mundo ocidental tal como a conhecemos hoje. E o acho mesmo um mito bacana, com uma história bonita e uma mensagem até mesmo revolucionária. O amar ao próximo como a si mesmo se fosse tomado ao pé da letra, sem as deturpações que sofreu pelas religiões, sem os intermediários que dizem falar em nome dele, estaríamos bem melhor. Não duvido. Enfim, a idéia de Jesus é uma idéia bacana, acredite você nele ou não. Mas a forma como se comemora o nascimento desse mito é tão deturpada como o uso que sempre se fez do seu nome. A beleza da simbologia, esvaziada, perde o sentido. O que vivemos é um show de consumismo e gula, protagonizado por outro mito, que acaba roubando a cena mas que não tem nada a dizer.
Falei algo parecido, ano passado, ainda no Tudo aquilo.

4 comentários:

Andréa disse...

É mesmo duro de engolir. E me irrita também gente que de repente fica "boazinha", porque é Natal. Depois volta ao normal, hehe.

Você vai se irritar muito quando for a Jerusalém. Um lugar que é tão antigo, forte religiosamente, etc., tem um comércio absurdo. É meio estranho até.

Marcela Prado disse...

um bom presente tira essa amargura do seu coração. hahahaha. brincadeira.
enfim, nem ligo. como peru e durmo feliz.

w.h. disse...

e por que que o peru tem que sempre pagar o pato?

gabi mo disse...

eu sempre repito os mesmos textos nos anos seguintes, sem querer. quase postei um quase igual sobre o natal do ano passado aí pensei em não, nem vou falar sobre o natal.
eu dizia o que eu pensava que achava tudo um mito tudo uma droga uma hipocrisia. agora não digo nada e acham que eu sou judia.
sem problemas.