segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Aniversariando


Eu sempre tive nos aniversários a mesma sensação do reveillon: uma estranha festa onde se comemora uma mudança que de fato não ocorre. Ranzinza, eu sei. Mas não sei se pela idade (eu tenho rejuvenescido com o tempo, já que nasci com uns 80 anos), não sei se pelo fato de ter renascido quase que literalmente há alguns anos, tenho aprendido a respeitar essa simbologia do recomeço. Portanto, hoje, recomeço.
Mas antes de avaliar o que a gente faz com o tempo, analiso o que o tempo faz comigo. E penso o que de bom o fato de envelhecer pode trazer e, principalmente, no que não deve levar embora. Mais tempo, mais experiência. E a equação acaba aí. Experiência não é sinônimo de mais esperteza. Não necessariamente. Mas eu me saio bem em não cometer os mesmos erros. Mais um ano é sinal de mais livros lidos, mais filmes vistos e assim adiante. É mais 1 ano alimentando a memória cultural. A incapacidade de absorver toda essa informação é fonte segura de inquietação. E inquietação é precisamente o que não pode deixar nossas cabeças adormecerem, para o bem do conformismo.

5 comentários:

Andréa disse...

A cada ano que passa eu fico mais sua fã. Beijos de Feliz Aniversário!

Marcela Prado disse...

todo mundo resolveu fazer aniversário junto. é isso?

parabéns.

.leticia santinon disse...

Parabéns atrasado, pra você e para o seu texto.

Anônimo disse...

Gostei!

Raphael do andar de baixo.

Bianca disse...

Parabéns, Tici! Infelizmente só fiquei sabendo desta data agora, mas não queria deixar de te desejar muitas felicidades!!! Parabéns pelo texto!

beijos