segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cinismo ou cooperação


Os filósofos contemporâneos, salvo exceções, nomearam o tempo em que vivemos pós-modernidade. Dentre outras mil complexidades, a tal pós-modernidade é (foi?) a era do cinismo. Uma explicação bastante simplista sobre os motivos que levaram a humanidade a isso é a que deu Walter Benjamin sobre a obra de Franz Kafka: não temos nenhuma mensagem definitiva para transmitir, não existe mais uma totalidade de sentidos, mas somente trechos de histórias e de sonhos. Reduzindo ainda mais: as verdades, se é que existem, são apenas relativas. Não havendo determinações absolutas, estas são, em tese, todas descartáveis. Acho que de alguma maneira isso acabou criando uma espécie de homem sem culpa. Algo como uma impossibilidade de enxergar nexo de causalidade entre ações e inevitáveis conseqüências.

Esse esboço de pensamento é uma tentativa de compreender o cinismo como impedimento para adesão a qualquer causa que intencione melhorar o mundo em que vivemos. Pensamos: de que adianta? Aí é que tá. Se esse esvaziamento de utopia serviu pra alguma coisa foi pra entendermos que a única coisa que podemos revolucionar é a nós mesmos. Já até falei aqui sobre a soma de ações individuais.

E repito: não to falando em grandes ações. To falando em pequenos gestos. Começa assim ó:





Aliás, sobre o tema, subi um vídeo bem elucidativo no youtube. São 2 partes: aqui a primeira e a segunda.

4 comentários:

Marcela Prado disse...

Não ter culpa me atinge. Eu estou sempre a beira do assassinato em massa.

Anônimo disse...

cinismo, hipocrisia...comoção pela eleição do obama so pela cor da pele...é tudo a mesma merda.

gostei daqui.

w.h. disse...

pois então. diante disso tudo que você tão bem discursou (como sempre), resolvi fazer um pequena revolução pessoal. não acho que essa mudança irá alterar absolutamente nada, posto que se trata basicamente de um desejo antigo e íntimo. resolvi criar um blog de citações das coisas bonitas que leio, assisto, escuto, etc, etc, etc... dá uma olhada e me diz o quê tu acha? não se trata de pura falta de capacidade para criar, mas sim uma genuína forma de compartilhar. pelo menos assim enxergo. beijos!

p.s: e nossa brincadeirinha de perguntas e respostas do orkut? bora prosseguir?

Wanessa Holanda

Anônimo disse...

E acredito sim que haja uma verdade absoluta nessa nossa era; me refiro à verdade do consumismo, a qual todos nós estamos submetidos, até mesmo em nossa subversão. E tal verdade, através de muitas facetas, se omite aos nossos olhos, gerando a falsa sensação da individualidade que nos oprime e que faz com que haja tanta mesquinhez em todos nós.
Mas eu prefiro não pensar muito nessas coisas... prefiro continuar meio que na caverna assim, quem sabe até me iludindo....
Enfim, queria agradecer por você ter passado lá no blog, eu fico muito feliz que uma pessoa como você tenha gostado dele! Vai ser um prazer imenso passar dos 5 comentários! Hahaha bjos!
Há me referia lá a uma razão mais objetiva... assim como uma razão dita idealizada, ou mais cientifica... sei lá... mas é bom ter outras interpretações... hahaha agora chega bju!