segunda-feira, 16 de junho de 2008

Da blogosfera:

Uma pesquisa da Universidade de Washington revelou que mais e mais blogueiros são presos por ano, não apenas por abusar dos direitos humanos, mas também por expressar opiniões políticas contrárias ao governo. Lendo a reportagem na BBC Brasil, eu fui achando que era coisa da China, do Irã, desses países não-democráticos onde estamos mais acostumados a ver esse tipo de coisa assim, descaradamente (sim, porque nos ditos democráticos também vemos abusos). Mas diz a reportagem que, apesar de nesses citados países as prisões serem em maior número, estas também ocorrem na Inglaterra, na França, no Canadá, nos EUA.

No Brasil, já tivemos a questão da retirada do blogue do Pedro Dória de um banner em favor da candidatura do Gabeira à prefeitura do Rio, que foi entendido como campanha fora do período regulamentar pelo TRE-RJ. Não que o desdobramento disso vá ser a prisão de blogueiros, pelamoredeus. Não sou teórica da paranóia. Mas nesse incômodo que parece causar o movimento da informação paralela aos grandes veículos de comunicação, nisso percebe-se a sua importância.

Seja pelo lado A ou pelo lado B, pró ou contra quem quer que seja, o que vale é todo mundo ouvir e ser ouvido.

4 comentários:

Geraldo disse...

Peraí: deixa eu eu ver se entendi. Vários blogueiros no mundo são presos por "denunciar corrupção no governo, abusos dos direitos humanos ou a repressão de protestos"? Era para serem presos os políticos, mas onde estamos vivendo? Numa sociedade permissiva, mal educada, que só sabe dizer "basta" e não sai do lugar.
Sei que na China quem se revolta é praticamente espancado e preso. Mas e os outros países? Tudo parece que é escondido, e os jornalistas devem viver sob ameaça.

Unknown disse...

Eu não sabia dessa retirado do blog do Pedro, que eu nunca visitei também...ultimamente a blogosfera tem me assustado com algumas coisas... Ei será que vocÊ tem alguma foto das festas juninas da família? Se tiver e quiser me mandar, eu poderia colocar lá na minha pavulagem, como participantes do arraial, o que você acha? Fica a vontade, ok? Bjks.

Mysterious Ways disse...

Eu nunca blogaria sobre o Lula !

:P

Anônimo disse...

Se bem me lembro, o Brasil não tem uma lei que seja contra uma rara espécie de liberdade de expressão. Tipo, isso foi naquela época do Regime Militar correto? Não costumo postar sobre política, mesmo que, em algumas vezes, até nem seja tanta perda de tempo gastar alguns minutos reclamando da política atual.
Voltando ao assunto, se candidatos já fazem uma campanha via sites de relacionamentos [antes mesmo do prazo], pq um blogueiro não pode manifestar o que pensa? Até pq a indéia principal de um blog é essa, a liberdade e manifestação das idéias. Sendo assim, acho puramente, que levar um blogueiro preso por determinada crítica, é mais uma das marmeladas do nosso país. ¬¬'