terça-feira, 24 de junho de 2008

A virtude está no meio?

O que há de mais difícil nessa vida talvez seja dosar o que é bom. Porque o que é bom, a gente geralmente quer em doses cavalares. Como comer só um quadradinho daquele chocolate suiço? Mas consumir devagarinho nossos pequenos prazeres aumenta tanto, mas tanto a satisfação que proporcionam que vale a pena a moderação.

E isso vem de uma pessoa (euzinha mesmo) que sempre teve certo pendor para o exagero. O que mais a idade nos faz?


Falando em exagero, Amy Winehouse está com enfisema, resultado do consumo excessivo de crack, cocaína e cigarro. Aos 24 anos. Um talento como o dela, aquela voz que não faria a menor vergonha cantando junto com Aretha Franklin (A voz), compositora e letrista fantástica, talentosíssima. Há uma certa conexão entre arte e exagero, acho eu. Não é o primeiro exemplo de grande talento que se destrói com o desequilíbrio na busca do prazer.


Aliás, equilíbrio é mesmo difícil. E eu não sou, definitivamente, nenhuma sumidade no assunto (e alguém é?), mas acho que ele passa pela percepção de que somos seres permanentemente insatisfeitos. Só a consciência da insatisfação nos permite aproveitar ao máximo os prazeres, sempre efêmeros, da vida.

13 comentários:

Mysterious Ways disse...

ah não ! se vc tem uma história linda, faça o favor de postar ! Agora !

Mysterious Ways disse...

eu acho a palavra "efêmero" tão chique :P

mas é assim mesmo, a gente quer tudo, ao mesmo tempo, em grande quantidade... mas só o que é bom, o que é caro, o que é proibido...

Unknown disse...

"Será que tudo que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda?"...Algumas coisas tem que ser consumidas em doses homeopáticas. Bjks!

Andréa disse...

O equilíbrio é mesmo MUITO difícil e se a gente tenta forçar, aí é que não rola. Tem que ser natural, né? A Amy Winehouse com enfisema nessa idade me chocou muito. Falando em caminho do meio e em forçar, tem que forçar a barra legal pra conseguir um enfisema aos 20 e poucos. Tá louco.

Osimar Medeiros disse...

Na vida de putaria, desapego e quenguice, eu sou pró-exagero.

Na vida profissional, eu sou pró-aposentadoria.

:)

beijuquinha, linda.

Unknown disse...

Pois é a Turquia perdeu. E por aqui, algumas lanchonetes turcas foram depredadas por pessoas mascaradas...uma pena. Valeu tua participação no arraial. Bjks!

Geraldo disse...

Nem todo mundo sabe quando está exagerando, infelizmente.

Falando em Amy, ela só vai parar quando falecer? Já foi lançada há meses uma promoção em que você adivinha o dia e a hora que ela morre, e como prêmio, pelo que me lembre, ganha-se um iPod.

Depois do festival de Glastonbury, ela foi direto para o hospital. No mesmo festival ela socou um "fã".

A Better MAN disse...

Eu acho que a ligação entre arte e exagero passa essencialmente pela maneira de se olhar o mundo.

Olhar não, pois artista bebe, sorve, digere o mundo. Em excesso.

Suga tudo a nossa volta e expressa a tormenta que sente. Violenta, incansável. É ela que terminar o silêncio e faz gritar.

Exagero é necessário, pois como diz uma pessoinha famosa por aqui: se for pouco eu não quero.

Anônimo disse...

Equilíbrio é um bom assunto pra ser discutido numa roda de amigos à beira de um lago de um parque da cidade, tomando chimarrão [eu sou gaúcho,fazer o quê...] e comendo dos quadradinhos de chocolate suíço, pq não?
Equilíbrio, que vem dos ouvidos, é mais uma peça que não é empregada em todas as pessoas, mas cada uma delas tem um pouco. Tem pessoas que tem equilbrio de mais e pessoas de equilibrio de menos. Alguem que questione o equilíbrio de Amy Winehouse, pelo amor de Deus. Todos já estão fazendo isso. "Ela não tem equilibrio" diriam uns... "Ela não tem equilibrio pq bebe muito" contestariam outros. Se o que parece bonito pra ela e feio para os outros se encaixaria no "equilibrio" dela própria. Dona de voz excelente, ritmos de músicas que lembram antiguidades, um marido preso e o extremo vício em drogas e similares...

Unknown disse...

Tá de férias da blogosfera?

Anônimo disse...

"Há uma certa conexão entre arte e exagero, acho eu."

Assino embaixo!

Osimar Medeiros disse...

Mas cadê você, lindona ?

Beijuca !

:)

Plenno disse...

olha , não sei se a virtude esta no meio... mas sabemos que não está nos extremos...
o bom mesmo é ter alguém pra nos fazer parar quando começamos a exagerar... quando alguem acha que ninguém pode se intrometer na sua vida, entao esse alguém é um infeliz, porque pessoas precisam de pessoas.

PS - vou copiar a frase "o que é bom, a gente geralmente quer em doses cavalares" pro meu blog, com a devida citaçõ claro